O FINANCIAMENTO DO TERRORISMO JIHADISTA

Terça, 11 de junho de 2024

O FINANCIAMENTO DO TERRORISMO JIHADISTA

A história da humanidade é um conjunto complexo de cenários e comportamentos, entrelaçado por inúmeras tramas de triunfos e tragédias, avanços e recuos, e pelo constante fluxo de ideias e conflitos.

Nesse quadro, é com muita honra e satisfação que apresento esta obra, elaborada a partir de estudos detalhados do brilhante Professor Francisco de Assis Machado Cardoso, Promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, mais do que tudo, meu grande amigo, sobre o fenômeno do terrorismo, seus conceitos, características, tipos, motivações e implicações sociológicas no mundo globalizado, além de como toda essa estrutura é financiada.

A presente obra faz uma análise e propõe uma instigante reflexão sobre um dos piores flagelos enfrentados na história da humanidade: o terrorismo. Assim, o livro é uma exploração corajosa e profundamente informativa da análise histórica do terrorismo, um fenômeno que tem moldado e desafiado o mundo contemporâneo.

O estudo do terrorismo transcende a mera catalogação de atos violentos. É um mergulho no âmago das questões sociais, políticas, religiosas, étnicas, culturais e ideológicas que têm alimentado os atos de terror ao longo da história. Com este livro, somos conduzidos por um labirinto de eventos passados e contemporâneos, onde os atores são extremistas, insurgentes, revolucionários, governos e sociedades inteiras. Aqui, não há heróis, apenas nuances de complexidade de atos que, por quais sejam suas motivações, atentam contra o bem maior de todos nós: a vida humana.

Importante destacar desde uma perspectiva histórica que o terrorismo não é um tema novo, e tampouco, os esforços para contê-lo. No entanto, a luta contra o terrorismo e seu financiamento ganhou importância global a partir dos atentados de 11 de setembro de 2001 e, com isso, tornou-se uma prioridade na agenda mundial. Em 2015, o alcance e a natureza das ameaças terroristas em nível global se intensificaram consideravelmente, com ataques a diversas cidades em todo o mundo, tendo como mote as ameaças feitas pelo chamado Estado Islâmico do Iraque e o Levante (ISIL/Da'esh), e pela Al-Qaeda e suas organizações terroristas afiliadas.